Ferramentas de Acessibilidade

Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies conforme descrito em nossa Política de Privacidade.
Araraquara, SP
Segunda a Sexta : 8h às 17h

Santos André de Soveral, Ambrósio Francisco Ferro, Presbíteros; Mateus Moreira, Leigo; e Companheiros Mártires - Protomártires do Brasil

Protomártires do Brasil

Celebramos neste dia a Memória dos Mártires de Cunhaú, no Rio Grande do Norte. São 30 mártires, incluindo padres, leigos adultos, jovens crianças.

Evangelização do Rio Grande do Norte iniciou-se propriamente no ano de 1597. Alguns Missionários Jesuítas lideraram a empreitada da qual participaram também padres diocesanos portugueses. Os índios eram catequizados e as primeiras comunidades começaram a se formar. 

Com a invasão de holandeses franceses nos anos seguintes, começaram a também surgir diversos conflitos religiosos na região. Em 1630, os holandeses acabaram impondo seu poder no nordeste do Brasil. De origem calvinista - Igreja de cunho protestante fundada por Calvino -, os holandeses restringiram a liberdade de culto aos católicos e começaram a perseguir. 

Foi dentro desse contexto que os padres André de Soveral e Ambrósio Francisco Ferro, juntamente com diversos leigos, foram martirizados. Padre André foi martirizado no dia 16 de julho de 1645, em Cunhaú, Rio Grande do Norte. Já o padre Ambrósio foi martirizado no dia 3 de outubro daquele mesmo ano, em Uruaçu, também no Rio Grande do Norte. 

Os dois foram mortos enquanto celebravam a Eucaristia, no interior da Igreja. Juntamente com Padre André, morreu o leigo Domingos Carvalho. Com Padre Ambrósio, morreu um número bem maior de pessoas, dos quais de 30 sabe-se os nomes. Dentre eles, está Mateus Moreira, que, ao ter seu coração arrancado, disse: "Louvado seja o Santíssimo Sacramento". Por isso, com aprovação da Santa Sé, CNBB declarou São Mateus Moreira como Patrono dos Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística. 

Papa São João Paulo II beatificou todos eles no dia 5 de março de 2000, declarando-os como os "Protomártires do Brasil". Papa Francisco canonizou-os no dia 15 de outubro de 2017.

 

OREMOS

"Ó Deus, concedestes admirável constância no martírio aos Santos André e Ambrósio, presbíteros, Mateus Moreira e seus companheiros leigos; fazei que o seu testemunho de fé fortaleça as nossas comunidades e estimule a ação missionária de vossa Igreja. Amém!".

Crédito da imagem: Canção Nova.

mártir, santo do dia, memória obrigatória, cor litúrgica vermelha

  • Acessos: 20