Santos André de Soveral, Ambrósio Francisco Ferro, Presbíteros; Mateus Moreira, Leigo; e Companheiros Mártires - Protomártires do Brasil
Celebramos neste dia a Memória dos Mártires de Cunhaú, no Rio Grande do Norte. São 30 mártires, incluindo padres, leigos adultos, jovens e crianças.
A Evangelização do Rio Grande do Norte iniciou-se propriamente no ano de 1597. Alguns Missionários Jesuítas lideraram a empreitada da qual participaram também padres diocesanos portugueses. Os índios eram catequizados e as primeiras comunidades começaram a se formar.
Com a invasão de holandeses e franceses nos anos seguintes, começaram a também surgir diversos conflitos religiosos na região. Em 1630, os holandeses acabaram impondo seu poder no nordeste do Brasil. De origem calvinista - Igreja de cunho protestante fundada por Calvino -, os holandeses restringiram a liberdade de culto aos católicos e começaram a perseguir.
Foi dentro desse contexto que os padres André de Soveral e Ambrósio Francisco Ferro, juntamente com diversos leigos, foram martirizados. Padre André foi martirizado no dia 16 de julho de 1645, em Cunhaú, Rio Grande do Norte. Já o padre Ambrósio foi martirizado no dia 3 de outubro daquele mesmo ano, em Uruaçu, também no Rio Grande do Norte.
Os dois foram mortos enquanto celebravam a Eucaristia, no interior da Igreja. Juntamente com Padre André, morreu o leigo Domingos Carvalho. Com Padre Ambrósio, morreu um número bem maior de pessoas, dos quais de 30 sabe-se os nomes. Dentre eles, está Mateus Moreira, que, ao ter seu coração arrancado, disse: "Louvado seja o Santíssimo Sacramento". Por isso, com aprovação da Santa Sé, a CNBB declarou São Mateus Moreira como Patrono dos Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística.
O Papa São João Paulo II beatificou todos eles no dia 5 de março de 2000, declarando-os como os "Protomártires do Brasil". O Papa Francisco canonizou-os no dia 15 de outubro de 2017.
OREMOS
"Ó Deus, concedestes admirável constância no martírio aos Santos André e Ambrósio, presbíteros, Mateus Moreira e seus companheiros leigos; fazei que o seu testemunho de fé fortaleça as nossas comunidades e estimule a ação missionária de vossa Igreja. Amém!".
Crédito da imagem: Canção Nova.
mártir, santo do dia, memória obrigatória, cor litúrgica vermelha
- Acessos: 20