O que são as 24h para o Senhor?
A iniciativa nasceu de um desejo do Papa Francisco e é celebrada entre o 3º e o 4º Domingo da Quaresma e vem a ser um instrumento de espiritualidade para a preparação para a grande Celebração da Páscoa do Senhor.
As 24 horas para o Senhor é uma iniciativa do Papa Francisco que convida os fiéis católicos a orar e se reconciliar com Deus durante a Quaresma. Neste ano, as 24h para o Senhor serão celebradas entre os dias 28 e 29 de março. Em nossa Diocese, esta celebração acontecerá nas Igreja Jubilares, contemplando seus respectivos vicariatos:
- Catedral de São Carlos Borromeu, em São Carlos;
- Basílica Menor de São Bento, em Araraquara;
- Paróquia do Senhor Bom Jesus, em Matão.
Com a celebração das 24h para o Senhor, terá início também o Jubileu dos Missionários da Misericórdia. As igrejas do mundo todo são convidadas a permanecerem abertas durante um dia inteiro.
Essa iniciativa torna-se um momento de oração e reconciliação durante o período da Quaresma, sendo também uma ocasião para que todos "reanimem a esperança", como exorta o Papa Francisco na Bula de proclamação do ano jubilar. Uma esperança que é sustentada por Deus e que se torna o "primeiro ponto de referência para uma abordagem coerente sobre o cenário da misericódia e do perdão pleno e total" (Dom Rino Fisichella, pró-prefeito do Dicastério para a Evangelização) e que é oferecido através da indulgência a "todos aqueles que desejam a conversão do coração".
Nós bem sabemos que o perdão é o sinal do amor porque nos é oferecido como dom gratuito que nos permite viver uma vida nova, “misericordiosa”, como afirma o Papa Francisco. O Jubileu, assim, é o momento propício para receber a graça da indulgência e as "24 horas para o Senhor" testemunham isso. Neste ano, celebraremos a 12ª Edição das 24h para o Senhor, que trará o seguinte lema: «Tu és a minha esperança» (Sl 71,5), escolhido pelo Pontífice, justamente em consonância com o tema do Ano Jubilar de 2025: Peregrinos de Esperança.
Como surgiu?
- A iniciativa surgiu em Roma e se tornou mundial.
- O Papa Francisco sugeriu que as paróquias de Roma realizassem as 24 horas para o Senhor entre o terceiro e o quarto domingo da Quaresma.
- Posteriormente, passou a ser uma celebração para todas as Dioceses.
O que acontece?
- As igrejas que aderem ao evento permanecem abertas durante todo o dia e a noite.
- Os fiéis podem participar de Missas, adorações ao Santíssimo Sacramento, orações e confissões individuais.
Objetivos:
- Que os fiéis possam experimentar a misericórdia divina pelo sacramento da reconciliação.
- Que os fiéis possam renovar sua fé e se comprometerem com uma vida de santidade e serviço.
- Que os fiéis possam se aproximar de Deus.
"Deus é misericórdia, sempre está pronto a perdoar as nossas faltas, nós é que muitas vezes nos esquecemos de pedir perdão a Deus. A misericórdia de Deus vem em alcance da nossa fraqueza e, ao sentir o perdão de Deus em nós, nos sentimos como que revigorados e começamos a trilhar uma vida nova. A confissão é como um remédio que cura as nossas feridas deixadas pelo pecado" (Cardeal Orani João Tempesta).
Sejam as 24h para o Senhor uma experiência muito rica para todos nós, cristãos católicos, e que elas nos sejam um momento oportuno para nos prepararmos melhor para a Páscoa do Senhor. Possamos fazer, ao longo dessas 24h, a nossa experiência de um Deus misericordioso e abraçarmos essa graça. Peçamos a intercessão da Bem-Aventurada e sempre Virgem Maria para que nos acompanhe e nos ajude nessa caminhada rumo à Páscoa de seu Filho.
Igreja no Mundo, Jubileu 2025, Ano Jubilar, 24h Para o Senhor
- Acessos: 64