Ano Santo 2025 - Peregrinos de Esperança
Neste dia 24 de dezembro de 2024, o Papa Francisco solenemente abriu mais uma vez a Porta Santa para mais um Jubileu na Igreja.
O Papa Francisco iniciou, neste dia 24 de dezembro de 2025, um Novo Ano Santo, o famoso Jubileu para a história da Igreja. Francisco, com toda a Igreja, marca o início deste ano jubilar ordinário, evento que deverá atrair mais de 30 milhões de fiéis a Roma ao longo de 2025.
A primeira vez que uma "porta santa" foi aberta no Vaticano foi no natal do ano de 1499, pelo então papa da época: Alexandre VI. O desejo do Papa não era somente abrir a Porta Santa em São João do Latrão, mas nas demais basílicas romanas.
“Eu sou a porta: se alguém entrar por mim, será salvo; entrará e sairá e encontrará pastagem” (Evangelho segundo João).
A ABERTURA DA PORTA SANTA
A abertura da Porta Santa, pelo Papa, marca o início do Jubileu. O Ano Santo de 2025, que está prestes a começar, inclui, após esse rito, a celebração da Santa Missa, na noite do Natal do Senhor, dentro da Basílica do Vaticano. A parede que sela a Porta por dentro foi desmontada nos últimos dias e a caixa de metal, que continha a chave que permite a abertura da Porta, foi retirada. O Papa empurra suas portas de forma simbólica e, por motivos de segurança, o uso do martelo usado para bater no diafragma de tijolos que antes a fechava no lado externo da Basílica foi abandonado. Após o rito presidido pelo Papa, a Porta permanece aberta durante todo o ano para permitir a passagem dos peregrinos. Com esse gesto, é possível vivenciar plenamente a indulgência ligada ao Ano Santo. Cruzar esse limiar também significa que o caminho de conversão de uma pessoa é selada pelo encontro com Cristo, a “Porta” que nos une ao Pai. Os Jubileus fazem parte de uma profunda história de fé que abre suas portas para o mundo. Uma caminhada na qual os passos do Pontífice se unem aos do povo de Deus, nas estradas do perdão. Percorremos os Anos Santos do século XX e do terceiro milênio.
O ANO SANTO DE 1925
Em 24 de dezembro de 1924, véspera de Natal, “a abertura da Porta Santa na Basílica do Vaticano foi realizada pelas mãos de Pio XI”. Com a função solene, escreve o jornal da Santa Sé relatando aquele dia, “o Ano Santo começou”. O rito ocorre no pórtico da Basílica de São Pedro: à esquerda da Porta Santa está o Trono Papal em frente às tribunas reais. No final do pórtico está o coro da Capela Musical Pontifícia. Em frente à estátua de Constantino, antes de entrar no pórtico da Basílica, o Pontífice sobe na cadeira gestatória, encimada pelo baldaquino. Após o canto do “Veni Creator”, Pio XI se aproxima da Porta Santa e, recebendo o martelo doado pelo episcopado do mundo católico, bate três vezes na Porta Santa, pronunciando as palavras rituais. Em seguida, ele cruza a Porta e o Jubileu começa.
O JUBILEU DE 1933
No 1900º aniversário da morte de Jesus, foi proclamado um Jubileu extraordinário. No Ano Santo de 1933, mais de dois milhões de peregrinos chegaram a Roma. Em 3 de abril daquele ano, a abertura da Porta Santa marcou o início do Jubileu da Redenção. Durante todo o dia, segundo o L'Osservatore Romano, “a afluência a São Pedro, São João, São Paulo e Santa Maria Maior foi enorme”. Poucas horas após a cerimônia de abertura, Pio XI recebeu, em uma audiência especial, 500 peregrinos da arquidiocese de Milão, que tinham vindo a Roma para assistir à abertura da Porta Santa. Naquela primeira peregrinação do Ano Santo, lembra o jornal diário da Santa Sé, havia “representantes das mais diversas atividades de trabalho”, incluindo trabalhadores ferroviários, funcionários de escritório e eletricistas.
ANO SANTO DE 1950
Estamos em 24 de dezembro de 1949. O mundo cristão, como o L'Osservatore Romano destaca na primeira página no dia de Natal, “regozija-se com o dom excepcional da graça”: o Papa Pio XII abre a Porta Santa com três golpes de martelo. O Pontífice veste a "falda", uma grande túnica de seda branca, o sobrepeliz, a estola, o manto e a mitra branca. Precedido pelo Sacro Colégio, ele se dirige primeiro à Capela Sistina para a adoração ao Santíssimo Sacramento. Em seguida, ele entoa o hino “Veni Creator” e desce, pela Scala Regia, até a estátua de Constantino.
O JUBILEU DE 1975
O Ano Santo de 1975 foi dedicado à reconciliação. O rito de abertura da Porta Santa, na noite de Natal de 1974, começou com a entrada do Papa Paulo VI, precedido pelo clero ministrante, no átrio da Basílica. Após o canto de invocação ao Espírito Santo, o L'Osservatore Romano recorda que, naquele dia, o Pontífice se aproximou da Porta Santa. O cardeal Penitenciário-Mor lhe entrega o martelo. Paulo VI dá três golpes na Porta e canta, alternando com a assembleia, os versos que se abrem com as palavras: “Abri-me as portas da justiça”.
ANO SANTO DE 1983
Em 1983 foi celebrado o Jubileu da Redenção, uma ponte para o terceiro milênio. João Paulo II convocou o mundo católico a celebrar esse Ano Santo para comemorar o evento da morte e ressurreição do Senhor.
JUBILEU DO ANO 2000
Na noite de Natal, 24 de dezembro de 1999, João Paulo II, envolto em um manto de cores, abriu as portas para o Grande Jubileu do Ano 2000. No longo silêncio que acompanha os gestos do pontífice, a história de dois milênios parece condensada. Ajoelhado, com as mãos postas na cruz, o Papa Wojtyła abre o Ano Santo. É o alvorecer do terceiro milênio. A abertura do Ano Santo em 2000.
ANO SANTO DE 2015
A abertura do Jubileu Extraordinário da Misericórdia de 2015, no 50º aniversário do final do Concílio Vaticano II, está ligada a duas datas: a de 29 de novembro, dia em que o Papa Francisco abre a Porta Santa da Catedral de Notre-Dame em Bangui, por ocasião de sua viagem apostólica à África, e a de 8 de dezembro, de 2015.
DIOCESE DE SÃO CARLOS
Na Diocese de São Carlos, estando em comunhão com o Papa Francisco, será, primeiro, celebrada uma missa no próximo domingo, dia 29/12, celebranco com o Papa Francisco a abertura do Ano Santo da peregrinação. Na Diocese, foram establecedidas três (3) igrejas para receber as peregrinações e alcançar a indulgência para este sacrifício:
1. VICARIATO DE SÃO CARLOS: Catedral São Carlos Borromeu;
2. VICARIATO DE SÃO BENTO: Basílica Menor de São Bento;
3. VICARIATO DO SENHOR BOM JESUS: Paróquia do Senhor Bom Jesus.
- Acessos: 206