Conversão de São Paulo Apóstolo, Festa
Neste dia 25 de janeiro, a Igreja celebra a festa da Conversão de São Paulo, apóstolo dos gentios.
A Conversão de São Paulo, conforme se sabe, aconteceu por volta do ano 36. Esse evento na vida do Apóstolo não só transformou radicalmente sua vida, mas também marcou o início de uma profunda transformação no próprio cristianismo ainda nascente.
Seu nome de batismo era Saulo e era da cidade de Tarso, na região hoje chamada de Cilícia, na Turquia. Foi judeu observante, da linha dos fariseus e tornou-se cristão. De perseguidor dos cristãos, tornou-se o maior evangelizador de todos os tempos. Foi rabino e tornou-se um dos maiores mestres da originária novidade cristã.
Em seu início, o cristianismo atingia exclusivamente agricultores, habitantes de pequenas cidades da Palestina e o povo mais simples. Graças ao projeto de Paulo, o cristianismo torna-se um movimento mais urbano.
Paulo procura atingir principalmente as cidades maiores da sua época, criando novas e pequenas comunidades e tendo como base as "casas", que, naquela época (um mundo dominado pela cultura greco-romana) eram de famílias ampliadas, compostas por pessoas das mais variadas gerações, de mais de uma classe social, com diferentes estilos de vida.
No ano 57, foi preso em Jerusalém e, dois anos depois de sua prisão em Cesareia, enviado para Roma. Esse tempo de sua permanência em Roma escreveu a maior de suas cartas, endereçada aos Romanos. Segundo a tradição, São Paulo morreu ali em Roma, durante a perseguição de Nero. Seu corpo foi sepultado ali na cidade onde o Apóstolo dos gentios deu o seu sangue em favor do Evangelho de Cristo.
OREMOS
"Ó Deus, que instruístes todos os povos pela pregação do apóstolo São Paulo, concedei aos que celebramos hoje a sua conversão, caminhar para vós, seguindo o seu exemplo e ser para o mundo testemunhas da vossa verdade. Amém".
Crédito da imagem: Arquidiocese de Uberaba.
- Acessos: 8