Ferramentas de Acessibilidade

Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies conforme descrito em nossa Política de Privacidade.
Araraquara, SP
Segunda a Sexta : 8h às 17h

São Francisco de Sales, bispo e doutor da Igreja

São Francisco de SalesNesta sexta-feira, a Liturgia da Igreja faz memória de outro santo que é doutor da Igreja: São Francisco de Sales.

Francisco nasceu no ano de 1567, dentro de uma família nobre da região de Savoia, nas proximidades de Annecy, na França, pertencente aos barões de Boisy, crescendo no Castelo de Sales. Sua mãe era condessa e buscou formar o filho muito bem com os padres da Companhia de Jesus. Ali, na Companhia de Jesus, aprendeu diversas disciplinas, bem como vários idiomas. Já bem cedo resolveu fazer um voto de castidade, buscando sempre fazer a vontade de Deus. Ao longo de toda sua história, Francisco de Sales sempre buscou o quanto pode aquilo que Deus queria.

Estudou em Pádua, na Itália, e em Paris. Foi ordenado presbítero (padre) aos 18 de dezembro de 1593, quando contava com 26 anos de idade. Como sacerdote buscou a santidade não só para si, mas também para os outros. Como presbítero, tornou-se um incansável pregador a região de Chablais, com o objetivo de reconduzir aquela região dominada pelo calvinismo à fé católica.

Em sua pregação cheia de zelo apostólico, semeou a unidade e espalhou, através da imprensa, a doutrina cristã. Foi nomeado bispo de Genebra e, em 1599, nomeado bispo coadjutor. Após três anos, passou a ser o bispo titular. Passou a ser reconhecido como um apóstolo do amor e da misericórdia; visitava as paróquias e procurou reorganizar os mosteiros, os conventos e dedicou-se  à pregação e à catequese para todos os fiéis.

Era bispo de Genebra, porém residia em Annecy, onde fundou, juntamente com Santa Francisca de Chantal (1572 - 1641), Ordem da Visitação. Foi diretor espiritual de índole suave e, ao mesmo tempo, exigente, recordando aos cristãos que todos são chamados a uma vida de perfeição evangélica. Quando falava, fascinava as pessoas; seus escritos levaram o Papa Pio XI a proclamá-lo Doutor da Igreja. 

Suas principais obras são: Introdução à Vida Devota e o Tratado sobre o Amor de Deus. É reconhecido como patrono dos escritores e da imprensa católica. 

São Francisco de Sales faleceu aos 28 de setembro de 1622,  na cidade de Lyon. Já no ano seguinte, seus restos mortais foram transportados para Annecy. Dentre os seus 55 anos de vida, 21 deles foram vividos dentro do episcopado. 

São Francisco de Sales morreu em 28 de dezembro de 1622, em Lyon. No ano seguinte, seus restos mortais foram encaminhados para Annecy. Esse grande santo da Igreja morreu com 55 anos, sendo que 21 deles foram vividos no episcopado como servo para todos e sinal de santidade. Dom Bosco, fundador dos padres salesianos, inspirou-se em seu modo de agir. O Papa Alexandre VII betificou São Francisco de Sales em 1661 e, este mesmo papa, canonizou-o em 1665.

OREMOS

"Ó Deus, quisestes que na caridade apostólica o bispo São Francisco de Sales se fizesse tudo para todos; concedei-nos benigno que, a seu exemplo, manifestemos sempre a mansidão do vosso amor no serviço aos irmãos. Amém".

 

Crédito da imagem: Salesian Bulletin Online.

santo do dia, memória obrigatória, doutores da igreja, Cor Litúrgica Branca

  • Acessos: 4