São Lucas, evangelista (Festa)
Celebramos hoje a festa de São Lucas, autor do terceiro Evangelho e do livro dos Atos dos Apóstolos.
O nome Lucas aparece por três vezes no Novo Testamento, sempre em cartas atribuídas a Paulo (Fm 24; Cl 4,14; 2Tm 4,11). Na Carta a Filemon, 23-24, está o relato mais importante, informando que Lucas, juntamente com Epafras, Marcos, Aristarco e Demas, está em companhia de Paulo. Juntos mandam saudações a Filemon, Ápia e Arquipo.
Epafras é companheiro de prisão de Paulo, enquanto Lucas e os demais são chamados colaboradores. Em Cl 4,10-14, Lucas, de novo com Demas, Aristarco, Marcos, Epafras, e outros, unem-se a Paulo no envio das saudações. Aqui, Lucas é chamado de "o querido médico". Já em 2Tm 4,10-12, Paulo diz que foi abandonado por seus principais companheiros ou os enviou para outros destinos - Dema, Cresente, Tito e Tíquico. Apenas Lucas está com ele, e Paulo pede, então, a Timóteo para vir ao seu encontro com Marcos.
Essas passagens, seguramente, referem-se à mesma pessoa, cuja principal informação que se pode tirar daí é que Lucas foi um colaborador de Paulo.
O nome Lucas vem do grego "Loukas", que, por sua vez, é uma variação também do grego "Loúkios", o que faz com que alguns teólogos biblistas pensem também ser os Lúcios encontrados em Rm 16,21 e At 13,1.
Irineu de Lião parece ter sido o primeiro a identicar Lucas, "companheiro de Paulo", como autor do terceiro Evangelho. Nesse sentido, tanto os antigos quanto os modernos biblistas concordem em afirmar que o autor do terceiro Evangelho seja o mesmo autor dos Atos.
Segundo a tradição, São Lucas teria nascido em Antioquia em uma família pagã e exercia a profissão de médico. Convertido ao cristianismo, acompanhou Paulo até o martírio deste. Serviu de forma irrepreensível ao Senhor e à Igreja. Nunca se casou e nunca teve filhos.
Em seu Evangelho, apresenta seis milagres e dezoito parábolas, que não são encontrados em outros Evangelhos. Dedica especial atenção aos pobres, aos marginalizados, às viúvas, aos pecadores arrependidos, a todos que são vítimas de injusticas, que são acolhidos pelo amor, pelo perdão e pela misericórdia de Deus. Não à toa que, somente em seu Evangelho, encontramos a lindíssima história do Pai Misericordioso, parábola que por nós é conhecida como a parábola do Filho Pródigo. Essas características rendem ao Evangelista São Lucas a alcunha de Evangelista da misericórdia.
Ao contrário do que alguns ainda acreditam, São Lucas não foi Apóstolo, tendo conhecido e aceitado Jesus Cristo através do testemunho de Paulo e alguns cristãos da sua época.
OREMOS
"Senhor, nosso Deus, escolhestes São Lucas para revelar pela pregação e pelos escritos o mistério do vosso amor para com os pobres; concedei aos que já se gloriam do vosso nome, perseverar num só coração e numa só alma, e que todos os povos mereçam a vossa salvação. Amém!".
Crédito da imagem: Santuário Nossa Senhora Aparecida - Astorga (PR).
mártir, santo do dia, evangelista, festa, cor litúrgica vermelha
- Acessos: 36