Santo Inácio de Antioquia, bispo e mártir
A Igreja celebra neste dia 17 de outubro a memória de Santo Inácio de Antioquia, bispo e mártir.
Santo Inácio foi bispo de Antioquia, terceira maior cidade do mundo antigo (depois de Roma e de Alexandria), entre o fim do século I e início do século II. Não era cidadão romano e, segundo relatos, teria se convertido ao cristianismo já na idade adulta.
Homem extremamente inteligente e pastor dedicado, recebeu a condenação de ser jogado "às feras" (ad bestias) durante o governo de Trajano (98 - 117). Durante sua longa viagem até Roma, foi consolado pelas comunidades locais e seus bispos, como testemunham as preciosas sete cartas de Inácio de Antioquia: aos Efésios, aos Magnésios, aos Tralenses, aos Romanos, aos Filadelfenses, aos Esmirniotas e a Policarpo de Esmirna. Essas cartas são testemunho vivo de sua espiritualidade, sua doutrina, seu zelo pastoral e suas práticas vigentes na Igreja de Antioquia e nas igrejas que encontrou durante sua viagem.
Inácio exorta aos cristãos a fugirem do pecado, a não cederem aos erros dos gnósticos e, sobretudo, a manterem a unidade da Igreja. O santo bispo aspirava tanto ao martírio que pedia aos cristãos, especialmente os de Roma, que não interviessem em seu favor para livra-lo do martírio.
Ao mesmo tempo em que testemunha um amor apaixonado por Cristo e por sua Igreja, Inácio retrata uma igreja em que o centro é a Eucaristia! Inácio é o primeiro, dentro da história da Igreja, a mencionar o tríplice ministério - bispo, presbítero e diácono - e o monoepiscopado - somente um bispo à frente de cada Igreja.
Chegando em Roma, no ano 107, foi triturado pela feras, como havia ardentemente desejado.
"De nada me servirão as delícias do mundo nem os reinos deste século. Para mim, é belo morrer em Cristo Jesus, mais do que reinar sobre os confins da terra. Procuro aquele que morreu por nós, aspiro por aquele que ressuscitou. O meu parto é iminente. Tenham indulgência de mim, irmãos: não me impeçam de viver, não queiram que eu morra. Aquele que quer ser de Deus não o deem ao mundo e não o enganem com a matéria; deixem-me captar a luz pura: chegando lá, serei verdadeiramente homem. Permitam ser imitador da Paixão do meu Deus. Se alguém o tem em si, compreenda o que quero e se compadeça de mim, sabendo em que dificuldade me encontro" (Carta de Inácio de Antioquia aos Romanos, VI, 1-3).
OREMOS
"Ó Deus eterno e todo-poderoso, ornais o sagrado corpo da vossa Igreja com o testemunho dos santos mártires; fazei que o gloriosos martírio de Santo Inácio de Antioquia, que hoje celebramos, assim como mereceu para ele o esplendor eterno, alcance para nós vossa constante proteção. Amém!".
Crédito da imagem: ACI Digital.
bispo, mártir, santo do dia, memória obrigatória, cor litúrgica vermelha
- Acessos: 24