Ferramentas de Acessibilidade

Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies conforme descrito em nossa Política de Privacidade.
Araraquara, SP
Segunda a Sexta : 8h às 17h

Santa Teresa d'Ávila (Teresa de Jesus), Virgem e Doutora da Igreja

Santa Teresa dAvila

Celebramos neste dia 15 de outubro Santa Teresa d'Ávila, uma das Doutoras da Igreja, também invocada como Padroeira dos professores.

Seu nome de batismo é Teresa de Cepeda y Ahumada e nasceu em Ávila, na Espanha, no ano de 1515. Desde criança já manifestava um temperamento exuberante, aliado à uma forte tendência à vida mística e à atividade prática. Tornou-se carmelita aos 20 anos de idade e, aos 40 anos, iniciou uma enorme tarefa de reforma da Ordem.

O Convento de São José, em Ávila, foi o primeiro a ser reformado por ela. Mais tarde, deslocou-se por todas as regiões da Espanha com o objetivo de reformar outros conventos ou, então, criar novas fundações à luz das intuições e princípios desenvolvidos em sua obra Castelo Interior. São João da Cruz, seu diretor espiritual, uniu-se a ela e foi seu colaborador no projeto de reforma da Ordem também na ala masculina.

Juntos, os dois levaram a efeito uma das mais extraordinárias obras de reforma da vida religiosa. Com a autorização do Superior Geral da Ordem Carmelita, sua ação abrangeu tanto o ramo feminino quanto o masculino: surgem os carmelitas descalços, que foram os que acolheram, na época, a reforma de Teresa e de João.

Teresa era uma mulher extremamente mística e, ao mesmo tempo, muito prática. Interessava-se por todos os aspectos da vida nos conventos; e dizia a si mesma: "Teresa sem a graça de Deus é uma pobre mulher; com a graça de Deus, uma força; com a graça de Deus e muitos recursos, uma potência".

Sua saúde era frágil e ficou gravemente doente em duas ocasiões. Mas foi exatamente nesses momentos que Teresa vivenciou as suas mais profundas transformações interiores: sentiu a presença de Deus e passou por fortes experiências místicas. Em suas obras, ela expõe essas vivências espirituais: O Caminho da Perfeição, Pensamento sobre o Amor de Deus, O Castelo Interior.

Sua autobiografia, escrita a pedido de São João da Cruz, é um livro que conta os testemunhos mais sinceros e impressionantes da vida de Teresa de Jesus:

"Gostaria que, como me mandaram escrever à minha maneira de rezar e as graças que o Senhor me fez, me tivesse permitido também contar e com clareza os meus grandes pecados".

A exemplo das Confissões de Santo Agostinho, a autobiografia de Santa Teresa D'Ávila é a história de uma pessoa que luta, com todas as suas forças, para escalar os altos picos da vida espiritual, frequentemente fracassando. Sob este aspecto, mostra-se bastante próxima de nossas misérias, mostra-se como alguém de carne e osso, lutando consigo mesma e contra suas próprias limitações e dificuldades.

Por outro lado, de tal forma progrediu na vida espiritual que tornou-se mestra de muitos místicos e diretora espiritual de pessoas simples e ilustres, que recorriam a ela. Manteve correspondência com diversas personalidades importantes de seu tempo: como o rei Felipe II, rei da Espanha.

Muito fiel à Igreja, Teresa contribuiu até mesmo no espírito do Concílio de Trento, para a renovação da comunidade eclesial. Deixou tanto em sua autobiografia quanto em seus escritos de espiritualidade uma profunda experiência mística.

Faleceu em Alba de Tormes, província de Salamanca (região de Castela e Leão), na noite do dia 4 de outubro de 1582. Devido à reforma gregoriana no calendário, sua festa litúrgica passou para o dia 15 de outubro.

Foi canonizada no ano 1622, sendo declarada Doutora da Igreja pelo Papa São Paulo VI, no dia 27 de setembro de 1970.

Queremos também nesse dia louvar e agradecer pela vida dos professores que, neste dia, celebram o seu dia. Parabéns aos professores. Deus abençoe por essa profissão tão digna.

 

OREMOS

Deus, pelo vosso Espírito suscitastes Santa Teresa para indicar à Igreja um novo caminho na busca da perfeição; concedei-nos encontrar sempre alimento em sua doutrina espiritual e ser inflamados pelo desejo da verdadeira santidade! Amém!

 

Crédito da imagem: O São Paulo.

santo do dia, doutores da igreja, virgem, religiosa, carmelita, cor litúrgia branca

  • Acessos: 37