São Benedito, religioso
Hoje a Igreja faz memória de São Benedito, um dos santos mais populares não só no Brasil, mas em todo o mundo.
Benedito nasceu na Sicília, na Itália, no ano de 1526, sendo filho de escravos vindos da Etiópia, que se estabeleceram na cidade de San Fratello. Vendeu seus bens e foi ser eremita franciscano nas proximidades de Palermo, capital da Sicília. Benedito significa abençoado.
Mais tarde, obedecendo a uma ordem do Papa Pio VI, que obrigava a todos os seguidores da Regra de São Francisco a viver em Conventos, abandona o eremitério. Já no Convento, passa a se dedicar a diversos trabalhos humildes. Mesmo não sendo sacerdote, chegou a desempenhar o cargo de superior do convento e, mais tarde, voltou a trabalhar na cozinha.
Faleceu em 1589, contando com 65 anos de idade, e seu culto logo se espalhou por toda a Itália, Espanha, Portugal, Brasil e México. O Papa Pio VIII (1807) canonizou São Benedito. No Brasil, muito venerado, muitas foram as irmandades e igrejas que receberam seu nome.
Seu corpo foi transladado para a igreja e exalava suave perfume. Exumado posteriormente, estava intacto, (incorrupto). Em 1611 seu corpo foi colocado em uma urna de cristal na igreja de Santa Maria em Palermo para visitação e permanece até os dias de hoje.
OREMOS
Ó Deus, em São Benedito manifestais as vossas maravilhas, chamando à vossa Igreja todos os povos, raças e nações; concedei que, por sua intercessão, feitos vossos filhos pelo batismo, convivamos em verdadeira fraternidade. Amém!
Crédito da imagem: ACI Digital.
santo do dia, Memória Facultativa, Cor Litúrgica Branca, religioso
- Acessos: 37