Santo Alberto Magno, Bispo e Doutor da Igreja
Santo Alberto Magno foi um grande filósofo e teólogo que procurou constantemente o encontro entre a ciência e a fé.
Alberto nasceu em Lauiengen, na Alemanha, no ano de 1206. Originário de uma família de militares, Alberto desejou também seguir a carreira militar. Então, partiu, quando ainda jovem, para a Itália. Chegando à cidade de Pádua, dedicou-se aos estudos das chamadas "artes liberais", aplicando-se com esmero à gramática, retórica, dialética, aritmética, geometria, astronomia e música. Manifestou desde muito cedo seu interesse pelas ciências naturais.
Enquanto esteve em Pádua, Alberto frequentou a igreja dos Dominicanos. Era um grande admirador do Reino de Deus e grande devoto da Bem-aventura Virgem Maria. Isso o fez optar por Deus e por sua grande paixão: a família dominicana, para a qual entrou em 1223, com o intuito de mergulhar nos estudos, na vida de santidade e na prática do apostolado.
Após ser ordenado presbítero (padre), seus superiores o enviaram para o ensino em vários centros de estudos teológicos. Suas qualidades intelectuais fizeram com que se aperifeiçoasse nos estudos de teologia na Universidade de Paris, a mais célebre das universidades da época. É neste período que começa a dedicar-se também à atividade de escritor.
No ano de 1248, Alberto ficou encarregado de abrir um estúdio teológico na cidade de Colônia, na Alemanha. Ali viveu por alguns anos, levando consigo São Tomás de Aquino, que, na época, era seu discípulo. Nascia, então, entre os dois grandes teólogos, um relacionamento de amizade, o que contribuiu ainda mais para o desenvolvimento da teologia e da ciência.
Em 1254, foi eleito superior da Província Teutônia dos Padre Dominicanos, que incluía diversas comunidades distribuídas pela Europa Central e do Norte. Santo Alberto Magno foi um exímio zelador do ministério que exerceu como superior dos Dominicanos: visitou as comunidade e exortava aos irmãos a fidelidade aos ensinamentos e exemplos de São Domingos.
O Papa Alexandre IV nomeou Alberto como bispo para Regensburg, uma diocese que passava por momentos bastante difíceis. Entre os anos 1260 a 1262, Alberto exerceu com esméro seu ministério de pastor, levando àquela diocese a paz e a concórdia. Também pregou por toda a Alemanha e na região da Boêmia (República Tcheca), encargo oferecido ao santo pelo Papa Urbano IV. Retorna algum tempo depois para Colônia, onde passa a se dedicar, novamente, aos estudos e à atividade de escritor.
O Papa Gregório X, com o objetivo de promover a união entre as Igrejas latina e grega, após o grande cisma do Oriente, convocou Alberto, no ano de 1274, para esse trabalho. Alberto foi responsável por esclarecer o pensamento de São Tomás de Aquino, que havia sido alvo de objeções e até de condenações injustas.
Ao todo, escreveu mais de 38 volumes contendo seu testemunho, o que alastrou por toda a Igreja a sua fama de santidade e o exemplo de alguém que soube viver com verdadeiro equilíbrio as questões entre a fé e a razão. Foi um grande defensor de que fé e razão não se contradizem, mas que são duas dimensões extremamente importantes na vida de cada ser humano.
Santo Alberto Magno faleceu no ano de 1280, em sua cela, no convento da Santa Cruz, em Colônia. Foi um grande estudioso e entusiásta da obra do filósofo grego Aristóteles, que o convenceu de que tudo aquilo que é racional é compatível com a fé revelada nas Sagradas Escrituras. Foi um grande contribuinte para a formação da teologia cristã. Foi um dos responsáveis por ajudar a distinguir, a partir do século XIII, o que era a filosofia do que era a teologia. E que ambas cooperam para o descobrimento autêntico da vocação do ser humano.
O Papa Pio V beatificou a Santo Alberto Magno em 1622. Em 1931, o Papa Pio XI canonizou-o e também o proclamou Doutor da Igreja. Alguna anos depois, em 1941, o Papa Pio XII proclamou Santo Alberto Magno como Patrono dos Cultores das Ciências Naturais.
OREMOS
"Ó Deus, tornastes grande o bispo Santo Alberto, que soube conciliar a sabedoria humana com a fé divina; concedei-nos que, seguindo seus ensinamentos e progredindo nas ciências, possamos conhecer-vos e amar-vos mais profundamente. Amém!".
Santo Alberto Magno, rogai por nós!
Crédito da imagem: ACI Digital.
bispo, santo do dia, Memória Facultativa, doutores da igreja, Cor Litúrgica Branca
- Acessos: 174