Ferramentas de Acessibilidade

Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies conforme descrito em nossa Política de Privacidade.
Araraquara, SP
Segunda a Sexta : 8h às 17h

São Josafá, bispo e mártir

São Josafá

A liturgia hoje celebra a memória deste bispo e mártir ucraniano.

Nascido no ano de 1580, em Wologymir, na Ucrânia, filho de pais Ortodoxos. Entretanto, Josafá aderiu à igreja Rutena, unida a Roma. A Igreja é Uma, no entanto não é uniforme, pois apresenta os mais variados ritos. Nesse sentido, São Josafá não era de rito latino, mas de um rito oriental grego.

Em 1604, entrou para o mosteiro dos basilianos, ordem monástica que segue a Regra de São Basílio Magno (330 - 379), colocando em prática os exercícios e as mortificações previstas na Regra basiliana.

Quando tinha 27 anos, foi eleito arcebispo de Polok, mas nunca abandonou as penitências que a Regra de São Basílio exigia. Essa dedicação suscitou na população uma grande admiração, atraindo, através de seu testemunho, diversos jovens que eram exortados pelo santo a viver de acordo com a fé que professavam. Trabalhou incansavelmente pela promoção religiosa e social dos povos e pela unidade dos cristãos.

São Josafá trabalhou muito no intuito de superar as rupturas causadas pelo grande cisma do século XI. Fez tudo isso com amabilidade e persuasão, sobretudo através de seu exemplo de vida. Fez também um profundo trabalho de estudos acerca da doutrina cristã, com escritos e pregações. Era ferrenho combatente das heresias, mas amava e respeitava os heréticos. Nesse sentido, teve que enfrentar muitas hostilidades dos poderosos, que foram os responsáveis por seu assassinato em Vitebsk, na Bielo-Rússia.

Sua obra foi, no entanto, coroada com a entrega de sua vida através do martírio. Quando sua casa foi invadida por bandidos, defendeu os familiares - que foram ameaçados e torturados - que viviam com ele, oferecendo-se a si mesmo para poupar os demais da morte.

São Josafá foi torturado, crivado por flechas e, no dia 12 de novembro de 1623, morto a golpes de machado.

Foi canonizado em 1876 pelo Papa Pio IX, sendo o primeiro de rito Oriental a ser canonizado pelo rito Romano, conforme o procedimento previsto a partir de 1234.

 

OREMOS

"Senhor, suscitai em vossa Igreja o Espírito que impeliu São Josafá a dar a vida por suas ovelhas; fortalecidos pelo mesmo Espírito, também nós, por sua intercessão, não hesitemos em dar a vida pelos irmãos. Amém!".

São Josafá, rogai por nós!

Crédito da imagem: Cruz Terra Santa.

bispo, mártir, memória obrigatória, cor litúrgica vermelha

  • Acessos: 57