Ferramentas de Acessibilidade

Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies conforme descrito em nossa Política de Privacidade.

PASCOM

Calendário de Eventos

Quarta-feira de Cinzas
Quarta-feira, 05 Março 2025,  8:00 -  5:00
Acessos : 53
por Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

TEMPO DA QUARESMA

O Tempo da Quaresma visa preparar a celebração da Páscoa do Senhor; a liturgia quaresmal, com efeito, dispõe para a celebração do mistério pascal tanto os catecúmenos, pelos diversos graus de iniciação cristã, como todos os demais fiéis, pela comemoração do Batismo e da penitência. A Quarta-feira de Cinzas caracteriza-se por ser a abertura do Tempo Quaresmal, e caracteriza-se por ser toda a parte do dia de jejum e no qual se faz a imposição das cinzas. Os domingos subsequentes são chamados de 1°, 2°, 3°, 4° e 5° Domingo da Quaresma, sendo o 6° Domingo chamado de Domingo de Ramos e da Paixão do Senhor, com o qual inicia-se a Semana Santa.


Anotações:

  1. No Tempo da Quaresma é proibido ornar o altar com flores. O toque dos instrumentos musicais é permitido somente para sustentar o canto. Excetuam-se, no entanto, o 4° Domingo da Quaresma (Domingo Laetare), as solenidades e as festas.
  2. A cor do Tempo da Quaresm é predominantemente Roxa. Pode-se utilizar no Domingo Laetare o Róseo (cf. Instrução Geral do Missal Romano, nr. 308f).
  3. Nos dias de semana deste Tempo, pode ser conveniente rezar no fim da Missa, antes da bênção final, a Oração sobre o povo, que para cada dia é proposta.
  4. Em todas as Missas e Ofícios (onde se encontrar), omite-se o Aleluia. Nas Solenidades e Festas somente, como ainda em celebrações especiais, diz-se o Te Deum e o Glória. As Memórias Obrigatórias que ocorrem neste tempo podem ser celebradas como Memórias Facultativas (cf. Anotações Gerais, nr. 2,4). Não são permitidas missas votivas.
  5. Na celebração do matrimônio, seja dentro ou fora da Missa, deve-se sempre dar bênção nupcial. Admoestem-se os esposos que se abstenham de demasiada pompa.

 

QUARTA-FEIRA DE CINZAS

Conforme antiquíssimo costume da Igreja, a Quarta-feira de Cinzas possui algumas características importantes.

Anotações:

  1. Dia de jejum abstinência;
  2. Na missa desse dia, depois da homilia, realizam-se a bênção e a imposição das cinzas, que são feitas com os ramos de oliveira ou outras árvores, bentos no ano anterior;
  3. Terminada a imposição das cinzas, o sacerdote lava as mãos; o rito é encerrado com a oração dos fiíes. A Missa prossegue como de costume. Não se diz o Creio;
  4. A bênção e imposição das cinzas podem também ser feitas fora da Missa. Nsse caso, é permitida uma Celebração da Palavra, na qual se usam o canto da entrada, a Coleta, as leituras com seus cantos, como na Missa. Seguem-se a homilia e a bênção e imposição das cinzas. O rito termina com a oração dos fiéis, a bênção e a despedida dos fiéis.