PASCOM
Calendário de Eventos
Na segunda quinzena de outubro de 1717, três pescadores - Filipe Pedroso, Domingos Garcia e João Alves - ao lançarem sua rede para pescar nas águas do rio Paraíba do Sul, colheram a imagem de Nossa Senhora da Conceição, no lugar denominado como Porto de Itaguaçu. Filipe Pedroso levou-a e a guardou até 1732, quando a entregou a seu filho, Atanásio Pedroso. Este construiu um pequeno oratório, onde colocou a imagem da Virgem, que permaneceu ali até 1743.
Todos os sábados, a vizinhança se reunia no pequeno oratório para rezar o terço. Devido à ocorrência de milagres, a devoção a Nossa Senhora - que ganhou o nome de Nossa Senhora da Conceição Aparecida - começou a se alastrar pelo país.
Em julho de 1745, foi inaugurada a primeira capela. Um novo templo, bem maior, foi inaugurado no dia 8 de dezembro de 1888. No dia 8 de setembro de 1904, por determinação do Papa Pio X, a imagem foi solenemente coroada. Aos 29 de abril de 1908, foi concedido ao Santuário o título de basílica menor. O Papa Pio XI declarou solenemente Nossa Senhora Aparecida como Padroeira do Brasil aos 16 de julho de 1930.
O Papa São Paulo VI, no dia 5 de março de 1967, ofereceu a "Rosa de Ouro" à Basílica de Aparecida, solenemente consagrada pelo Papa São João Paulo II no dia 4 de julho de 1980.
Em 2007, os bispos da América Latina e do Caribe, através de seus representantes, celebraram, em Aparecida (SP), a V Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano, contando com a presença do Papa Bento XVI.
A Igreja deve receber como dom de Deus, através de Nossa Senhora, toda a beleza, a riqueza e a luz presentes na devoção a Virgem de Aparecida.
Crédito da imagem: Ideia Laser.