Santo Afonso Maria de Ligório, Bispo e Doutor da Igreja
Abrindo o mês de agosto, mês dedicado às vocações em todos os âmbitos da vida da Igreja, começamos com a memória celebrativa de Santo Afonso Maria de Ligório, fundador da Congregação do Santíssimo Redentor, os padre Redentoristas.
Afonso nasceu em Marinella, próximo a Nápoles, no sul da Itália, no dia 27 de setembro de 1696, proveniente de uma família de nobres. Em casa, recebeu, através de preceptores particulares, ensino sobre literatura, ciências e artes - incluindo música e pintura. Aos 16 anos - através de uma autorização especial, uma vez que a lei estabelecia idade mínima - conseguiu seu doutorado em Direito Civil e Eclesiástico na Universidade de Nápoles.
Exerceu o ofício de advogado por 10 anos, de forma brilhante e magistral. Enttanto, decepcionou-se com a profissão, o que o levou a abandonar a advocacia e tornar-se padre em 1726. Iniciou seu ministério entre as pessoas mais abandonadas e necessitadas de socorro espiritual e material, deslocando-se por todo lugar. Ia a lugares em que outros padres, por motivo ou outro, não gostavam ou se negavam a ir.
Com o desejo de consolidar seu apostolado, fundou um instituto essencialmente missionário, ao qual deu o nome de Congregação do Santíssimo Redentor (Missionários Redentoristas) em 1732. Dedicou-se, nesse período, a escrever, publicando 111 obras, das quais grandes e pequenas, com algumas até reeditas por diversas vezes.
Em 1748, publicou a primeira edição da sua Thelogia Moralis, que rendeu a Afonso, através do Papa Leão XIII, a seginte alcunha: "o mais insígne e o mais compreensivo dos moralistas". Em 1762, foi eleito bispo de Sant'Agata dei Goti, na província de Benevento.
Santo Afonso dedicou-se também às artes, especialmente à pintura.
Foi canonizado em 1839, pelo Papa Gregório XVI, e foi declarado como Doutor da Igreja em 1950, pelo Papa Pio XII, que o declarou patrono dos confessores e dos teólogos moralistas.
OREMOS
"Ó Deus, que despertais continuamente em vossa Igreja novos exemplos de virtude, dai-nos seguir de tal modo os passos do bispo Santo Afonso Maria de Ligório, em seu zelo pela salvação de todos, que alcancemos com ele o prêmio no céu. Amém!".
Crédito da imagem: Porciúncula de Sant'Ana.
bispo, santo do dia, memória obrigatória, doutores da igreja, Cor Litúrgica Branca
- Acessos: 20