Comemoração de Todos os Fiéis Defuntos (Finados)
A Comemoração dos Fiéis Defuntos, popularmente conhecida como Celebração do Dia de Finados, existe como forma de homenagear, com nossas orações e nossa comunhão, aqueles que, pela morte, não temos mais a graça da presença física.
A morte tira-nos as pessoas queridas e amadas, deixando-nos com um vazio que nos leva a sofrer. A celebração de finados é um convite a fazermos memória daqueles que já partiram. Renovando nossa fé na ressurreição e na vida plena em Deus. Diz o Missal Romano que "a vida não nos é tirada, mas transformada". A morte não é o fim, mas o início de uma vida nova, a vida eterna.
Esta celebração foi instituída no século XIII, no dia 2 de novembro, pelo abade Odilon de Cluny, na França. A data é celebrada desde a Idade Média. Desde os primórdios, a humanidade celebra os mortos. Entretanto, o cristianismo deu a esse tipo de celebração uma perspectiva nova, porque Cristo renova todas as coisas.
Já no século V, a Igreja dedicava um dia do ano para rezar pelos fiéis falecidos. Esta celebração é uma oportunidade para lembrarmos e honrarmos nossos entes queridos, que já partiram. No Dia de Finados, é costume visitar os cemitérios, limpar e decorar os túmulos, acender velas e rezar por nossos entes queridos.
A Igreja não celebra a morte em si, como um fim nela mesma, mas a morte daqueles que deixaram saudades e um bom testemunho para a humanidade.
Esta celebração está intimamente ligada à celebração do Dia de Todos os Santos, pois, com elas, recordamos a comunhão entre a Igreja Triunfante - na qual estão aqueles que já contemplam a glória de Deus -, a Igreja Padecente - que é composta por aqueles que ainda não entraram para a glória do Pai - e a Igreja Peregrinante - formada por cada um de nós, nesta vida presente.
OREMOS
"Senhor, escutai benigno as nossas preces que, ao reafirmar a nossa fé no vosso Filho ressuscitado dos mortos, também se fortaleça a nossa esperança na futura ressurreição de vossos servos e servas. Amém!".
Crédito da imagem: Revista Cristo Rei.
santo do dia, Fiéis Defuntos, Finados, cor litúrgica roxa
- Acessos: 45