Ferramentas de Acessibilidade

Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies conforme descrito em nossa Política de Privacidade.

Reflexão do Evangelho do 2° Domingo da Quaresma - Ano C - São Lucas - 2025

transfiguracao do senhorO Tempo da Quaresma caracteriza-se como uma caminhada para a Páscoa. Nesse sentido, a Igreja celebra neste 2° Domingo da Quaresma o mistério da Transfiguração do Senhor. O anúncio da Paixão e Morte de Jesus deixou os discípulos confusos e perdidos. Eles não conseguiam entender um salvador que não pudesse salvar-se das ciladas dos adversários e das garras da morte. Os discípulos tiveram que enfrentar, como ainda hoje nós, muitas dificuldades, mas é a fé que nos sustenta. O Pai não abandonou Jesus e não nos abandona. E a morte não tem a última palavra.

cruzevangelhoProclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.

Naquele tempo,

 

28b Jesus levou consigo Pedro, João e Tiago,
e subiu à montanha para rezar.

29 Enquanto rezava, seu rosto mudou de aparência
e sua roupa ficou muito branca e brilhante.

30 Eis que dois homens estavam conversando com Jesus:
eram Moisés e Elias.

31 Eles apareceram revestidos de glória
e conversavam sobre a morte,
que Jesus iria sofrer em Jerusalém.

32 Pedro e os companheiros estavam com muito sono.
Ao despertarem, viram a glória de Jesus
e os dois homens que estavam com ele.

33 E quando estes homens se iam afastando,
Pedro disse a Jesus: 

"Mestre, é bom estarmos aqui.
Vamos fazer três tendas:
uma para ti, outra para Moisés e outra para Elias".
Pedro não sabia o que estava dizendo.

34 Ele estava ainda falando,
quando apareceu uma nuvem 

que os cobriu com sua sombra.
Os discípulos ficaram com medo
ao entrarem dentro da nuvem.

35 Da nuvem, porém, saiu uma voz que dizia:
"Este é o meu Filho, o Escolhido.
Escutai o que ele diz!"

36 Enquanto a voz ressoava, Jesus encontrou-se sozinho.
Os discípulos ficaram calados
e naqueles dias não contaram a ninguém
nada do que tinham visto.
Palavra da Salvação.

 

Este relato da Transfiguração é encontrado nos três evangelhos sinóticos (Mateus, Marcos e Lucas). A Transfiguração nos mostra Jesus cheio de glória: o mesmo Messias que será "desfigurado" (relato da Paixão) em Jerusalém, apresenta-se "trans-figurado" no relato deste Evangelho. Isso antecipa a sua vitória, indicando também a sua ressurreição, na qual ele triunfará sobre a morte.

Pedro, Tiago e João é aquele grupo dos discípulos que está mais presente nos diversos momentos da vida do Senhor. Estarão presentes tanto nos momentos felizes quanto nos mais difícieis. São chamados por Jesus a se retirarem para a montanha - que na Bíblia apresenta-se como lugar privilegiado do encontro com Deus - para orar. O Evangelista Lucas é o que mais apresenta Jesus em momentos de oração. 

Ao transfigurar-se, Jesus apresenta os traços do Ressuscitado, o que antecipa, já na vida dos discípulos - representados pelos três apóstolos -, aquilo que será sempre lembrado na História da Salvação: as intervenções salvíficas de Deus na história de seu povo.

Por sua vez, Moisés Elias, que vêm conversar com Jesus, são as testemunhas que acompanham a manifestação do Ressuscitado. Moisés é o intercessor, também profeta, e líder do povo, amigo de Deus, e representa a Lei, justamente por ter trazido à humanidade os Mandamentos da Lei de Deus. Já Elias é o grande profeta e foi enviado por Deu para enfrentar o culto dado a Baal. Ambos representam, portanto, a Lei e os Profetas, algo extremamente importante dentro da religiosidade judaica.

Pedro, ao vivenciar a experiência com o Ressuscitado, quer ficar no monte, dissociando-se da missão que temos aqui na terra. Quer reter ali a experiência, de forma meio que egoísta, somente para eles. Mas é preciso descer a monte, é preciso dar testemunho no meio das pessoas que estão em nosso caminho. Não podemos reter só para nós mesmo a experiência com o Senhor.

A Transfiguração do Senhor já antecipa a nossa transfiguração. O Senhor já lançou em nossos corações a semente da vida divina. Para fazer com que ela cresça e produza frutos, é preciso "escutar" a voz do Filho muito amado, colocar-se no seu seguimento e ser testemunhas de sua Palavra. 

Crédito da Imagem: Santo do Dia - Canção Nova.

  • Acessos: 31