Comemoração dos Fiéis Defuntos
"Com efeito, se por um homem veio a morte, por um homem vem a ressurreição dos mortos" (1Cor 15,21).
POR QUE MORRER?
Para ressuscitar com Cristo, temos que morrer com Cristo, temos que deixar esse corpo para habitar junto com o Senhor (cf. 2Cor 5,8). Nesta partida, que é a morte, a alma, que é quem dá vida ao ser humano e é criada uma única vez, na concepção de cada um, para viver somente uma vez nessa terra, é separada do corpo. A alma, no entanto, voltará a se juntar com o corpo glorioso, no dia da ressureição dos mortos, no juízo final.
Olhando para o mistério do Senhor, nossa morte deve ter um sentido de esperança: "Para mim, viver é Cristo e morrer é lucro" (Fl 1,21. "É digna de fé esta palavra: se tivermos morrido com Cristo, também com Ele viveremos" (2Tm 2,11). A novidade essencial da morte cristã está nisto: pelo Sacramento do Batismo, o cristão já "morreu com Cristo" para viver uma vida nova; se morremos na graça de Cristo, a morte física termina essa obra maravilhosa começada no dia do nosso batismo: este "morrer com Cristo", levando-nos a viver plenamente no Senhor. "Na morte, Deus chama o homem a Si. É por isso que o cristão pode experimentar, em relação à morte, um desejo semelhante ao de São Paulo: 'Desejaria partir e estar em Cristo' (Fl 1,23)". E pode transformar a sua própria morte em um ato de obediência e amor para com o Pai, a exemplo de Cristo.
Nosso Senhor Jesus Cristo, Filho de Deus, sofreu livremente a morte por nós, em uma submissão total e livre à Divina Vontade. Pela Sua morte, Ele venceu a morte, abrindo assim a todas as pessoas a possibilidade de ir para o Céu.
O QUE ACONTECE COM A ALMA DEPOIS DA MORTE?
Ao fechar os olhos nesse mundo, cada pessoa o abre diante de Deus e recebe na sua alma imortal a retribuição eterna em um juízo particular que põe a sua vida em referência a Cristo. Cada um apresenta as suas mãos cheias de obras e frutos da fé, para ser recompensado, através de uma purificação, ou entrando imediatamente na felicidade do Céu, ou sendo condenado para sempre.
"Ao entardecer dessa vida, seremos julgados pelo amor".
O QUE FAZER, ENTÃO?
Os que morrem na graça e na amizade de Deus, mas não de todo purificados, embora seguros de sua salvação eterna, passam com alegria, depois da morte, por uma purificação, a fim de obterem a santidade necessária para entrar na perfeitíssima alegria do céu. Assim, por esses que passam pela purificação, chamado purgatório, desde os primeiros tempos, a Igreja ensina que os honremos oferecendo sufrágios em seu favor, particularmente as Santas Missas para que, purificados, possam chegar ao Céu.
A Igreja recomenda também a esmola, as indulgências e as obras de penitência em favor dos falecidos:
"Socorramo-los e façamos comemorações deles. Se os filhos de Job foram purificados pelo sacrifício do seu pai, por que duvidar de que as nossas oferendas pelos defuntos lhes levam alguma consolação? [...] Não hesitemos em socorrer os que partiram e em oferecer por eles as nossas orações" (2Mac 12,16).
COMO OBTER A INDULGÊNCIA PLENÁRIA?
Para obter a purificação perfeita, pela indulgência plenária por alguém que já faleceu, deve-se, na semana e 1 a 8 de novembro, seguir os seguintes passos:
- Confessar-se bem, rejeitando todo pecado;
- Participar da Santa Missa e comungar com a intenção de uma alma;
- Rezar pelo Papa ao menos um Pai-Nosso, uma Ave-Maria e o Glória;
- Visitar o cemitério e rezar pelo falecido por quem comungou.
ORAÇÃO PELOS FALECIDOS
Pai Santo, Deus Eterno e Todo-Poderoso,
nós Vos pedimos pelos falecidos que chamastes deste mundo.
Dai-lhes a felicidade, a luz e a paz.
Que eles, tendo passado pela morte, participem do convívio dos Vossos santos
na luz eterna, como prometestes a Abraão e sua descendência.
Que suas almas nada sofram, e Vos digneis ressuscitá-los
com os Vossos santos no dia da Ressurreição
e da recompensa.
Perdoai-lhes os pecados para que alcancem
junto a Vós a vida imortal
no reino eterno.
Por Jesus Cristo, Vosso Filho,
na Unidade do Espírito Santo.
Amém!
- Dai-lhes, Senhor, o repouso eterno;
- E brilhe para eles a Vossa luz!
- Nosso Senhor os abençoe e os conduza à Vida Eterna!
"Irmãos, não queremos que ignoreis o que se refere aos mortos, para não ficardes tristes como os outros que não têm esperança. Se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, cremos também que Deus levará com Jesus os que n'Ele morrerem".
(1Ts 4,13-14)
formação, comemorações, dia de finados, escatologia, teologia dogmática
- Acessos: 116