Ferramentas de Acessibilidade

Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies conforme descrito em nossa Política de Privacidade.

São Cirilo, monge; e São Metódio, bispo

São Cirilo, monge, e São Metódio, bispoHoje a Igreja celebra a memória litúrgica de dois irmãos: Cirilo e Metódio.

Conhecidos e chamados de Apóstolos dos Eslavos, os irmãos Cirilo e Metódio desenvolveram sua obra missionária na chamada Europa Central (região que envolve os países: Alemanha, Áustria, Eslováquia, República Tcheca, Hungria, Liechteinstein, Polônia e Suíça). Evangelizaram, de forma particular, a região da Pannonia (atualmente Hungria) e a Morávia (hoje a Eslováquia e a República Tcheca). 

Cirilo e Metódio - Constantino e Miguel, seus nomes de batismo - nasceram em Tessalônica e eram filhos de um funcionário do Imperador. Constantino, o mais novo, assumiu o nome de Cirilo e Miguel assumiu o nome de Metódio quando fizeram suas respectivas profissões de fé, tornando-se religiosos.

Cirilo nasceu no ano 827 e foi estudar em Constantinopla, que estava sob a orientação de Fócio, o bispo de Constantinopla na época. Foi ordenado sacerdote e ali começou sua carreira como mestre.

Metódio nasceu em 815 e resolveu seguir carreira política, sendo nomeado como governador da província. Entretanto, acabou desistindo da vida política para se torna monge, assumindo, então, o nome de Metódio.

São os criadores do alfabeto eslavo, também conhecido como alfabeto cirílico, e traduziram as Sagradas Escrituras, bem como tanto outros importantes escritos cristãos, para as línguas eslavas. Tendo como base a liturgia bizantina, os irmãos também foram responsáveis por elaborar uma liturgia mais apropriada para a cultura eslava. 

Enfrentaram enormes dificuldades e foram diversas vezes incompreendidos, o que fez com que fossem acusados de heresia e de cisma. 

Entretanto, recebeu grande apoio do Papa Adriano II, que aprovou suas traduções e a criação da liturgia eslava. 

Papa João Paulo II, de origem eslava (Polônia), escreveu uma encíclica a respeito dos dois santos: a Slovarum praecones, de 1985, e, com a Carta Apostólica Egregiae virtutis, de 1980, proclamou os irmãos São Cirilo e São Metódio como patronos da Europa, juntamente com São Bento de Núrcia.

São Cirilo veio a falecer no dia 14 de fevereiro de 869, em Roma, e seu corpo foi sepultado na Igreja de São Clemente, que fica próxima ao Coliseu. São Metódio, arcebispo da Pannonia, viveu em meio a diversas lutas e dificuldades em sua diocese até a sua morte, que aconteceu no dia 6 de abril de 885.

 

OREMOS

"Ó Deus, pelos santos irmãos Cirilo e Metódio, concedestes a luz da verdade aos povos eslavos; dai-nos acolher em nossos corações as palavras da vossa doutrina, e fazei de nós um povo unido na verdadeira fé e no fiel testemunho do Evangelho. Amém".

 

Crédito da imagem: ACI Digital.

santo do dia, memória obrigatória, Cor Litúrgica Branca

  • Acessos: 13